Reabertura da piscina contou com a presença do Suboficial Radiotelegrafista Valmir Eugênio Schmidt

A reabertura da piscina com a nova área de consumo, contou com uma homenagem especial que preenche de orgulho a história de nosso Clube GRESFI.

Para o descerramento da fita na cerimônia de inauguração contamos com a ilustre presença do Suboficial Radiotelegrafista Valmir Eugênio Schmidt , que ao longo de sua carreira  desempenhou papéis fundamentais na segurança e eficiência dos voos na região. 

O Suboficial Schmidt foi uma das figuras importantes na história do GRESFI e preservação do patrimônio de Foz do Iguaçu. Sua contribuição foi importante para a implantação e consolidação do clube nas antigas instalações do primeiro aeroporto da cidade, um espaço carregado de memória e significado para a comunidade iguaçuense.

Fundado no final da década de 1960 por militares das Forças Armadas, o GRESFI assumiu em 1972 o prédio que abrigava o antigo terminal de passageiros do Aeroporto do Parque Nacional do Iguassu, inaugurado em 1941. Valmir Schmidt esteve entre os protagonistas desse processo, atuando com dedicação para transformar o local em um centro de convivência social, esportiva e cultural. Mais do que preservar uma estrutura física, Schmidt ajudou a manter viva a história de Foz do Iguaçu. A iniciativa resultou na criação de um dos melhores clubes da cidade. Graças ao empenho de Valmir Schmidt e de outros colaboradores, o GRESFI não é apenas um clube, mas também um guardião da memória da cidade. 

 

Serviço de Proteção ao Voo

Em 4 de setembro de 1967, um marco significativo foi estabelecido no Núcleo de Proteção ao Voo de Foz do Iguaçu. Nesse dia, às 11h22min, o então 3º Sargento Radiotelegrafista Valmir Eugênio Schmidt se apresentou para assumir suas funções, iniciando uma carreira destacada na aviação.

Trajetória Profissional

Ao longo de sua carreira, o Suboficial Schmidt desempenhou papéis fundamentais na segurança e eficiência dos voos na região. Sua contribuição foi marcada por: 

– Participação na mudança do Núcleo de Proteção ao Voo de Foz do Iguaçu para o Aeroporto Internacional Cataratas (1970-1971)

– Chefia do NPV-FI em dois períodos: 1976-1977 e 1978-1982

– Auxílio fundamental na implantação da operação radar em Foz do Iguaçu (1994)

Legado

O Suboficial Valmir Eugênio Schmidt se aposentou em 1995, após uma carreira dedicada à Força Aérea Brasileira. Seu legado é um testemunho da importância do trabalho árduo e da dedicação dos profissionais que servem à aviação e à segurança nacional. Também o quão importante foi sua participação na consolidação do GRESFI junto a comunidade militar e civil de Foz do Iguaçu.

Homenagem

Este registro histórico é uma homenagem à contribuição do Suboficial Schmidt e de todos os profissionais que trabalharam ao seu lado, garantindo a segurança e eficiência dos voos na região e a implantação do GRESFI nas antigas instalações do primeiro aeroporto de Foz do Iguaçu.